16.12.2016 | Lançamento do livro “Nós, professores transformadores: olhares sobre protagonismo e valorização docente”

por Elô Lebourg

com a colaboração de Doan Cruz, Valdete Fernandes,

Fernanda Castro e Daiane Mendes

Ao longo de 2015, nossos colunistas publicaram cerca de 120 textos no site da rede Professores transformadores. Como, a cada leitura, era perceptível a qualidade e o potencial de reflexão de cada publicação, surgiu a ideia de organizar parte desse material em um livro.

Assim, reunimos os textos de cinco colunistas – eu, Doan Ricardo Cruz (que organizou junto comigo este primeiro volume), Daiane Mendes, Valdete Fernandes e Fernanda Castro – e surgiu o livro Nós, professores transformadores: olhares sobre protagonismo e valorização docente.

Organizado em cinco capítulos e fruto de nossa experiência como professores, o livro apresenta nossas reflexões a respeito da importância da formação continuada e do diálogo. Narra também algumas experiências, “mancadas” e desafios relacionados às nossas carreiras como professores.

O lançamento de nosso primeiro livro aconteceu no dia 16 de dezembro de 2016, no Setor Educativo do Museu da Inconfidência, em Ouro Preto. Durante o evento, apresentamos o livro, por meio de uma roda de conversa, aos nossos familiares, amigos e parceiros da rede.

Esta noite foi memorável! Um momento de celebrar o lançamento de um livro escrito por professores e de perceber o poder que temos, especialmente unidos como rede! Também tivemos a oportunidade de aprender uns com os outros, através de nossos relatos. Ouvir os convidados, receber seus sorrisos e abraços foi bom demais! Em meio a um ano tão problemático para a educação brasileira, lançar este livro nos fez perceber que há muita gente engajada, lutando junto por um mundo melhor e mais justo.

Para adquirir nosso livro, clique aqui!

Mais do que um lançamento de livro, as trocas e conversas de sexta-feira possibilitaram um momento formativo fascinante! Compartilhar experiências transformadoras e debater formas de resistência e de coragem ajudou a despertar o brilho nos olhos de cada um de nós, fortalecendo a esperança na educação transformadora. (Doan Cruz)

Não podia ser diferente. O lançamento do livro Professores transformadores: olhares sobre protagonismo e valorização docente, promovido pela rede Professores transformadores, foi um sucesso! Um momento lindo de aprendizado e de troca que coroou o trabalho de uma equipe engajada e comprometida com a educação. Que o livro promova a reflexão, o debate e a esperança! (Valdete Fernandes)

No lançamento do livro, ao compartilhar as nossas experiências como colunistas ao longo do ano de 2015, foi, ao mesmo tempo, mostrar o que “tecemos” como professores na sala de aula. O livro materializa e, de certa forma, eterniza os nossos aprendizados. Além disso, ele incentiva reafirmarmos o nosso compromisso com a profissão docente e, principalmente, ressignificar a nossa esperança para continuarmos seguindo nos caminhos da educação. O livro é, pra mim, um abraço da esperança! (Daiane Mendes)

Tem sido uma experiência muito rica reunir as colunas sobre educação da rede Professores transformadores em livro. Sinto que é uma oportunidade de as opiniões sobre diversos temas ligados ao Magistério alcançarem outros professores, inspirando-os a ter uma prática transformadora. Além disso, quando as ideias sobre a experiência de ser professor circulam, os laços entre os educadores se estreitam, assim como o isolamento dos educadores. Nós, professores transformadores, estamos aprendendo com esse livro uma nova forma de exercitar o conceito de uma rede em favor da educação. (Fernanda Castro)

Fotos do Jackson Santos

Agradecimentos

Celia Maria Fernandes Nunes, pelo prefácio

Renata Sbrogio, pela arte da capa

Nárllen Advíncula, pela revisão textual

Karla Vidal e Augusto Noronha, da Pipa Comunicação, pela diagramação, impressão e vendas online

Christine Ferreira Azzi, Jackson Santos, Darlan de Freitas, João Pedro, Cláudia Klock, Cláudio e Fernando, do Museu da Inconfidência, pela acolhida no lançamento

Solange Mol, pela venda dos livros durante o lançamento

Lia e funcionárias da Fascinação Festas e Eventos, pelo lanche do lançamento

Flávia Alves, do Portal Ouro Preto, pela divulgação

Tino Ansaloni e João Paulo Teluca Silva, do Jornal Voz Ativa, pela divulgação

Sidiney Gomes, do Portal Mariana, pela divulgação

Anúncios

Um comentário sobre “16.12.2016 | Lançamento do livro “Nós, professores transformadores: olhares sobre protagonismo e valorização docente”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s