23 a 26.05.2017 | Segunda Mostra de Filmes sobre Professores transformadores

por Elô Lebourg

De 23 a 26 de maio de 2017, promovemos a Segunda Mostra de Filmes sobre Professores transformadores, em parceira com o Cine Vila Rica, em Ouro Preto. Nossa proposta foi exibir filmes que abordavam a prática docente e, em seguida, conversar sobre eles em rodas de conversa com professores e estudantes.

Assim, no dia 23, iniciamos a mostra com a exibição do filme “Ao mestre, com carinho”. Na primeira roda, mediada pelos professores Doan Cruz e Valdete Fernandes, conversamos sobre a (falta de) acolhida aos professores novatos, sobre as dificuldades de se conciliar uma formação humana e curricular nas escolas e sobre a importância do diálogo entre professores e alunos.

No dia 24, foi a vez de exibirmos o filme francês “Entre os muros da escola”. Na roda de conversa, mediada por mim e pela professora Bruna Monalisa, discutimos, entre outros assuntos, sobre as relações de poder que se estabelecem entre professores e alunos. Nos perguntamos: Professores, quando erram, se desculpam? Professores tendem a eleger seus alunos “favoritos”? Qual o papel do professor na manutenção ou no combate das desigualdades sociais em sala de aula?

Na terceira noite da mostra, exibimos o documentário “A educação proibida”. Nessa noite, a conversa, mediada pelas professoras Elke Pena e Cláudia Coimbra, se voltou para a educação amorosa, vocação e formação docente. Também falamos sobre as relações de poder em sala de aula e sobre a importância de uma atuação coerente por parte dos professores.

“O milagre de Anna Sullivan” foi exibido no dia 26 e o debate foi mediado por mim e por Cláudia Coimbra. Na última noite da mostra, além de termos, coletivamente, avaliado o evento, conversamos sobre a inclusão e a necessidade de formação constante do professor para que saiba, de fato, lidar com a diversidade na sala de aula.

Ao longo de suas quatro noites, a Segunda Mostra de Filmes da rede foi marcada por uma interação proveitosa entre aqueles que participaram das rodas de conversa. Propor um espaço para refletir e dialogar sobre o cotidiano docente ainda é um privilégio para poucos, mas esperamos, com mais esse evento da rede Professores transformadores, continuar criando uma cultura em torno do tema!

Agradecimentos especiais

Nós, da rede Professores transformadores, estamos profundamente agradecidos a todos os participantes da mostra! As noites geladas de Ouro Preto, sabemos, foram um desafio e, ainda assim, as rodas de conversa aconteceram cheias de professores e estudantes interessados em uma prática docente reflexiva e engajada! Obrigado!

A equipe do Cine Vila Rica, mais uma vez, nos acolheu com simpatia e cuidado! Lâne, Eva, Cláudio, Luiz, Lia, Luciana, Kaio, Maritsa, Lucas, Marcos, Douglas e Ramon: obrigado por tudo! Vocês são ótimos!!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s